Como Ter Motivação Para Estudar Para Concursos Públicos?

0 Flares Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×

Todo mundo tem um propósito de vida! A sua motivação para estudar está intimamente relacionada com o seu propósito.

motivação para estudar

Para muitos, o propósito inclui passar em um concurso público e conquistar uma vaga na carreira pública.

A carreira pública, em geral, traz consigo uma série de vantagens: estabilidade, segurança, plano de carreira, bom salário e benefícios.

No entanto, a concorrência é acirrada e você, concurseiro, sabe perfeitamente que não vai conquistar a sua vaga sem antes arregaçar as mangas e partir para cima dos estudos, com muita dedicação e perseverança.

Nesse árduo e doloroso processo de preparação para concursos, aumentar e manter em alta a sua motivação para estudar é, sem sombra de dúvidas, a maior barreira que você terá que vencer, dados os desafios e fracassos com os quais você, certamente, vai se deparar.

Não existe uma fórmula definitiva para você manter-se sempre motivado e focado no seu objetivo de passar em concurso. Mas, certamente, existem alguns comportamentos e conhecimentos que podem beneficiá-lo nesse processo.

Se você se interessa pelo assunto e quer se aprofundar, eu também falo um pouco sobre isso nesse vídeo aqui

Abaixo, eu reúno algumas informações que podem ajudá-lo a manter-se sempre motivado para continuar estudando.

Veja agora como manter sua motivação para estudar em alta, focado e ter bom rendimento

Programação mental

No Programa Desafio 28 Dias: Você Aprovado, dediquei algumas aulas somente à esse assunto. Seguem algumas das suas observações

Condicione sua mente! Concentre-se nos pensamentos positivos e evite os pensamentos negativos.

A mente humana tem uma incrível capacidade de criar a realidade, seja para o bem ou para o mal.

Os pensamentos geram sentimentos. Os sentimentos te levam a ações. Ações repetidas te levam a criar hábitos. E os hábitos definem sua vida e seus resultados (inclusive os resultados em concursos).

Pensamentos negativos de medo, ansiedade e falta de confiança em si mesmo são altamente prejudiciais para o seu rendimento nos estudos.

Sua motivação fica baixa, sua capacidade de aprendizagem fica lenta, você fica desfocado, perdido nos estudos e se cansa mais facilmente. Por outro lado, quando você ignora os pensamentos negativos e se foca nos pensamentos positivos, você cria um estado mental muito mais propício ao seu estudo.

Sua mente fica mais tranquila e “limpa”, o que te permite estudar de forma confiante e eficiente, sem se cansar facilmente.

Seu poder de concentração e sua capacidade de focar no estudo aumentam, o que favorece sua aprendizagem e sua memorização.

Portanto, sua mente deve ser programada para um tipo de condicionamento que envolva positividade e otimismo, mesmo que após uma prova de concurso, você sinta que falhou de algum modo.

Se você não conseguiu passar hoje, isso não indica que não conseguirá passar em um concurso amanhã, pelo contrário, só reforça que você adquiriu maior experiência e poderá transformar as falhas em forças, estando mais preparado da próxima vez.

Corpo são e mente sã

motivação para estudar

Você decidiu passar em um concurso e isso se tornou prioridade para você.

Tudo bem que estudar para o concurso agora é sua prioridade, mas você precisa cuidar de outros aspectos da sua vida se quiser manter sua motivação para estudar.

Para manter corpo e mente sãos, concentração e motivação elevadas, você precisa ter:

  • Alimentação balanceada;
  • Condicionamento físico;
  • Momentos de lazer e relaxamento;

Você pode ter uma alimentação balanceada obtendo nutrientes adequados ingerindo alimentos ricos em minerais e vitaminas.

Antes das sessões de estudo, evite alimentos muito “pesados”, muito gordurosos ou calóricos. Frutas e verduras são ótimas opções para quem não quer ter sono na hora de estudar.

Durante o estudo, mantenha sempre uma garrafa d’água perto de você, pois seu cérebro precisa estar muito bem hidratado para funcionar corretamente.

Evite fast foods e alimentos pobres nutricionalmente, pois seu corpo precisará repor grandes quantidades de nutrientes na hora do estudo, em que você está realizando grande esforço mental.

Nada de comer batata-chips ou “miojo” só porque é mais rápido! O barato pode te custar muito caro, pois o tempo que você economiza você perde em rendimento, se seu cérebro não estiver bem alimentado. Estes alimentos em nada contribuem para sua nutrição, pois apenas te adicionam calorias “vazias”.

Pelo contrário, você deve comer sim os alimentos comuns do dia-a-dia: feijão, arroz, legumes e saladas, capazes de nutrir seus órgãos e células de maneira adequada.

Alguns alimentos são tipicamente reconhecidos por favorecerem a atividade mental, o que pode ajudar na sua concentração e motivação para estudar:

  • Carne grelhada
  • Coentro
  • Castanhas
  • Chá de hortelã
  • Pinhão.
  • Queijo ricota e coalho.
  • Nozes
  • Espinafre
  • Ovos
  • Aveia
  • Soja
  • Grão de bico.
  • Granola
  • Castanha do Pará.
  • Entre outras.

Além de uma alimentação balanceada, é imprescindível que você pratique algum tipo de atividade física e busque alcançar um bom condicionamento físico.

E isso não vai ser só benéfico para que você se sinta mais atraente e com autoestima alta, mas também vai favorecer seu estudo, em diversos aspectos: maior concentração, melhor memorização, mais motivação para estudar.

Tudo isso porque a atividade física te ajuda a eliminar o estresse acumulado durante o estudo, além de proporcionar melhor irrigação sanguínea do seu cérebro (melhoria da aprendizagem) e melhor qualidade do seu sono (essencial para memorização de longo prazo).

Assim, é vital para seu estudo e para a manutenção da sua motivação, que você aprenda a mover o corpo. Ao passar muito tempo sentado ou apenas estudando, você pode desenvolver algumas tensões musculares, bem como dores, cansaço, desânimo e falta de motivação para estudar.

Caso você não seja adepto à uma academia de ginástica ou não pratique nenhuma atividade física regular, opte por andar de bicicleta ergométrica, fazer yoga, caminhada, sessões de alongamento, aulas de dança ou outra atividade funcional qualquer.

O importante é que você pratique alguma atividade física regularmente, especialmente neste momento tão importante da sua vida.

Além de uma alimentação balanceada e de manter uma prática regular de atividade física, para que você mantenha sua motivação para estudar para concurso, você precisa destinar algum tempo da sua agenda para ter momentos lazer e relaxamento.

Da mesma forma que você inclui na sua agenda hora para acordar, hora para estudar, hora para revisar, hora para almoçar e hora para dormir, você precisa ter também os seus momentos para relaxar, desfrutar com seus amigos ou parentes, brincar com seus filhos ou curtir seu parceiro.

Isso quer dizer que você pode e DEVE namorar, beijar, dar uns amassos de vez em quando! Estudar para concurso de forma inteligente e intensificada não quer dizer que você é obrigado a deixar de viver! Isso não!

motivação para estudar

Todo ser humano precisa se socializar, curtir bons momentos ao lado da pessoa que gosta e se sentir realizado. Portanto, depois de cumprir o seu cronograma de estudo, vá aproveitar a vida ao lado de quem ama!

Esses momentos de lazer e relaxamento aumentam sua motivação para estudar, favorecem sua aprendizagem e memorização, pois o cérebro relaxado e tranquilo trabalha de forma muito mais eficiente.

Evite as pessoas negativas – elas são terríveis!

motivação para estudar

Da mesma forma que você precisa se programar mentalmente para ser positivo e consistente em seu estudo para passar no concurso público, também precisa entender que é necessário manter distância daquelas pessoas que não agregam valor à sua vida!

Chega de ter pessoas falando ao pé do seu ouvido que “Fulano”, “Cicrano” ou “Beltrano” não passaram no concurso público e só perderam tempo, mesmo estudando tanto!

Você não precisa dos “conselhos” dessas pessoas! Não mesmo! O que você precisa são de pessoas que te motivem, que te digam coisas do tipo: “Continue firme, se esse é o seu sonho, persista, na hora certa, você consegue”!

Tudo parece impossível até que seja feito! E se alguma pessoa conseguiu, você também consegue!

O pessimismo de pessoas negativas pode envenenar sua motivação e te trazer preocupações com coisas que podem nunca acontecer.

Você precisa proteger com todas as suas forças a sua autoconfiança! Afaste-se de pessoas que te desacreditam ou são naturalmente pessimistas.

Algumas delas podem ser pessoas que você ama e convive diariamente: familiares, amigos e colegas de trabalho. Você não precisa deixar de gostar delas. Mas sempre que vierem com suas opiniões negativas, você pode dizer algo como: “Agradeço por sua preocupação e vontade de me ajudar, mas estou tentando preservar minha autoconfiança e motivação para estudar. Assim, pretendo evitar qualquer pensamento negativo ou pessimista com relação à concurso. Obrigado! ”

Dessa forma, você vai educando as pessoas à sua volta a não se dirigirem a você com pensamentos negativos e pessimistas. Faça o teste e vai ver como logo elas mudarão sua forma de falar com você!

Fique ao lado de quem te apoia

Da mesma forma que você precisa se afastar das pessoas negativas, deve se aproximar de quem acredita em você.

Receba o carinho dessas pessoas e as agradeça. Amigos, familiares e seu parceiro amoroso são uma fonte muito poderosa de motivação para estudar para concurso.

A fase de preparação envolve muitos desafios e dificuldades, levando você a situações de estresse extremas. Uma palavra de conforto e de carinho na hora certa pode ser o fator decisivo para que você continue na batalha.

De maneira similar, procure conviver ou ter contato com pessoas que tiveram sucesso em passar em concursos. Vá atrás dos seus amigos e conhecidos que já foram aprovados e converse com eles. Procure saber o que fizeram, como era sua rotina, o que deu mais resultado no seu estudo, quais foram os seus erros. Aprenda com eles. Modele os seus comportamentos e suas rotinas. Imite suas estratégias de sucesso. Se deu certo para eles, então pode dar certo para você também!

Há quem diga que nós somos a média das 5 pessoas com quem convivemos. Se isso é verdade, então não será interessante que você se acerque de 5 pessoas que já trilharam com sucesso o caminho dos concursos?

Pense nisso!

Afaste a culpa

motivação para estudar

É muito comum que o concurseiro se culpe ao fracassar em alguma prova de concurso. Mas esta atitude não é a correta.

Me responda, sinceramente: de que forma a culpa o ajudará?

Em absolutamente nada!

De fato, você precisa assumir a responsabilidade pelos seus próprios resultados. Se você não passou, você é responsável por isso. Evite culpar ou dar crédito à intervenção da sorte, do destino ou do divino. Assuma seus erros e também seus acertos.

Se não foi dessa vez, paciência! Pelo menos você foi lá e fez! Não agir é a única falha real. Se você não agir, falha por padrão e não consegue nem mesmo aprender com a experiência.

Por isso, não leve o sucesso tão à sério. O fracasso de hoje pode ser o sucesso de amanhã! Comemore suas falhas. Suas lições mais importantes na vida virão a partir do que você não conseguir. Tire um tempo para entender onde falhou. Aprimore da próxima vez!

Se não passou por pouco, ÓTIMO, isso indica que está cada vez mais perto de alcançar seu sonho de passar em um concurso público, e por isso deve continuar motivado e seguindo com o seu objetivo.

O sucesso é uma decisão! Você já tomou a sua?

Então, se não deu dessa vez, levante a cabeça, arregace as mangas e vá para cima outra vez! O único que fracassa de verdade é aquele que desiste.

Você vai desistir dos seus sonhos?

motivação para estudar

Alcançar sonhos nunca foi tarefa fácil e por este motivo é preciso acreditar no seu próprio potencial, rir quando tiver que rir, chorar quando realmente for necessário, aprender com os deslizes e falhas, mas acima de tudo, confiar que você é do tamanho do próprio sonho!

Você conhece Mapas Mentais? Você sabia que por incrível que pareça eles podem pode aumentar e manter em alta sua motivação e confiança? Clique Aqui para baixar nosso guia gratuito de mapas mentais.

Quer passar em um concurso público?

Quer manter a motivação nos estudos?

Então, compartilha esse artigo, deixa seu comentário. Toda vez que você pensar em desistir, leia tudo novamente, tome uma “dose” de ânimo e corre de novo para ser feliz em busca desse sonho!

Curta e compartilha!